Páginas


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Testado e Comprovado - Iogurte caseiro

Bom dia!

Tinha tentado colocar uma aba no blog pra fazer comentários paralelos nela mas parece que proposta do blogspot não funciona bem assim, portanto..... o testado e comprovado vai ficar aqui mesmo.

Testado e comprovado?
Sim, coisas que deram certo pra mim e que gostei tanto que desejo dividir com vocês que me aturam tanto.

O de hoje é um achado na minha vida: iogurte caseiro.
A M O iogurte e gosto de comer com granola, com aveia.... então, fui atrás de receita pra fazer em casa.

MUITO fácil - experimente e me conte:


Iogurte caseiro facílimo de fazer - usei estes produtos nesta semana.

Pote com o  leite + iogurte pronto para deixar descansado.

Resultado pronto! Delícia!

Muito cremoso!

- 1 litro de leite longa vida
- 1 copo de iogurte industrializado
- Só.

1. Aqueça o leite, deixando ficar um morno "espertinho" mas não quente de verdade.
2. Em um pote de sorvete coloque o iogurte e misture aos poucos o leite aquecido. Isto é importante porque se colocar tudo de uma vez no potinho não vai conseguir mexer direito e o iogurte vai se depositar no fundo, formando grumos e comprometendo o resultado cremoso.
Garanto que fica cremoso!
3. Faça uma " massinha" de iogurte com o leite e vá adicionando o restante aos poucos, dissolvendo muito bem. Costumo usar até uma escumadeira para espalhar direito.
4. Tampe bem o pote.
5. Cubra com um pano de louças para deixar aquecidinho.
6. Agora deixe quieto umas oito horas, coberto - que tal de uma noite pra amanhecer o dia? Você acorda e o iogurte está pronto, dura até uma semana na geladeira, fácil.



Observações legais:

- Aqui em casa tenho um isopor pequeno com tampa e tenho usado para colocar o pote de sorvete dentro, cabe direitinho e conserva bem o calor. Pode ser uma idéia pra você também, embora somente com o pano de pratos funcione muito bem.

- Uso o leite e iogurte integral. Prefiro porque fica mesmo mais cremoso. Se quiser fazer desnatado fica igualmente bom só que mais líquido.

- Não se engane: dentre as diversas marcas de iogurte há diferenças na cremosidade e na quantidade de iogurte no pote. Vai de 160g a 200g por pote! Puxa vida, 40g de diferença é bastante, não? Procuro fazer com potes maiores, claro, que não sou boba!

A marca VIGOR tem 200g, NESTLÉ tem 160g e a grande maioria fica na média 170g, 175g.
Nesta receita usei um com 165g. Dá diferença, de verdade.

13 comentários:

  1. Sempre faço iogurte caseiro. É muito bom e econômico. Mas guardo um pote do que fiz e uso na próxima vez. Dá super certo. Experimente
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem!
    eu costumo fazer sempre
    e fica uma delicia mesmo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu faço direto e o meu fica durão!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei! vou fazer, estou fazendo diéta e uso muito, iogurte natural, bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummm, outra idéia boa que eu nunca comprovei - usar um potinho do nosso "antigo" e usar como base para o próximo. Izabelle. obrigada! No meu caso, também faço dieta e o iogurte salva mesmo. Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Também faço e gosto muito,experimenta colocar gelatina de morango,dissolve com agua quente,espera amornar e adciona a mistura do leite com o iogurte,minha mãe me deu a dica fica uma delicia,parecido com "danoninho",meus filhos amam!!!Depois me fala se gostou...

    ResponderExcluir
  7. Opa, outra idéia boa. Da outra vez que fizer, testo assim: usando um copo da minha própria lavra e adicionando a gelatina. Como é bom compartilhar idéias justamente porque de uma idéia vêm outra e outra e outra....

    ResponderExcluir
  8. Hummm......adorei as dicas meninas!!!
    Vou testar tbm e depois conto para vcs.
    Eu aaaamo iogurte, substituo pelo creme de leite nas
    sobremesas e pratos culinários, fica uma delícia.
    brugaduuuu.....bjinhos...

    Albinha
    http://www.carioquicesdaalba.com/
    http://amigasdocrochemania.blogspot.com/
    albinha.lima2@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii amiguinha da Lã,
    Se você tiver um termômetro, amorne o leite até 45 graus C e terá um iogurte mais cremoso. Se quiser melhor ainda, use o leite B de saquinho. Ferva sempre e depois espere amornar até 45 graus. Aí misture o iogurte. Se não tiver termômetro é so contar de 1 a 10 com o dedo limpo dentro do leite. Se doer, passou da temperatura. Deve ser quentinho, porém confortável.
    Atualmente faço o iogurte com o pó para iogurte que compro no Pop House. Faço o primeiro com o pó e os 5 seguintes são feitos com um copo separado do iogurte pronto. Se quiser posso levar na reunião para você ver.

    Beijocas minha irmazinha.

    ResponderExcluir
  10. Boa sugestão
    A família é pequena e a caixa de leite logo estraga
    é uma forma de aproveitar e uma ótima sugestão.
    Também uso iogurte diariamente.

    abraços
    Viviany
    http://comcrochet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, como sempre Otto, só de butuca, aqui tem uma Belinha, tudo cheira, tudo dá noticias.
    Sobre uma pag, para comentário?
    Vá em design Estando logada, aprece a sua direita em cima
    abre ai, Postagem e comentários: marque a opção Local de comentários janela pop-up, assim pelo menos abre uma janelinha sobre a sua pagina, espero ter te ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fica ótimo mesmo e se voce colocar uma xicara de leite em pó fica melhor ainda . Eu coloquei o litro de iogurte para dessorar em um coador de café de nylon e virou cream cheese , é só adcionar um creme de leite peq. e um pouco de sal .......

    ResponderExcluir

Gostou? Quer comentar?