Páginas


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PAP Square Espiral


É com muito gosto que estou colocando este post.
Quem tem vindo me visitar sabe o quanto tenho gostado de fazer estas espirais e o quanto isto tem sido comentado então.... vamos fotografar um passo-a-passo delas?

Esta é a maneira como estou fazendo agora - veja em outros posts sobre squares espirais que  há algumas diferenças. Esta é a maneira que tem dado mais certo - mas invente, crie, por favor.

Escreva pra mim, avise, poste as suas espirais pra eu ver, ok?



4 novelos de lã Mollet - um para cada lado do quadradinho. Poderia também ser dois novelos, pegando as 2 pontas. Fica lindo! Aqui eu quis simplificar. Uma cor pra cada lado!


Faça seis correntinhas e feche em círculo.
 

Agora o segredinho: dentro do anel faça: duas correntinhas, 1 meio ponto alto e3 pontos altos com a cor 1. Fica um triângulo, crescendo do menor para o maior, preparando a curva do espiral.

Deixe o fio esperando quieto lá. Junte o fio 2 e faça a mesma coisa.



Junte o fio 3 e de novo comece subindo com duas correntinhas, 1 meio ponto alto, 3 pontos altos. Parece que os fios vão enroscar mas granto que funciona! Prenda o novo fio sempre bem juntinho do grupo de pontos altos anterior.


O fio é amarrado  com um nozinho simples . Depois, os pontos passam por cima da ponta do fio e fica invisível e seguro.



As 4 cores já colocadas. Este é o início já pronto. Lembre de deixar uma laçada bem grande pra não desfiar. Assim, você tem com cada cor 4 pontos de base dentro da primeira carreira.



Começando a subir o espiral: Coloque um ponto alto em cada ponto da carreira abaixo trabalhando uma cor de cada vez. O que você fizer com uma cor vai fazer com a seguinte, tudo junto ao mesmo tempo. 1,2,3 e 4, simultâneo.



Tínhamos 5 pontos na base e agora tempo ao total 9 e a priemira "perna" da espiral pronta.



Vendo bem o detalhe - não faço o quinto ponto pra não perder ele. Depois eu completo o quinto ponto alto. senão solta! Mas é só na primeira cor.



Coma cor 2 a mesma coisa: Parei com o creme e agora subo o azul por cima dele. 5 pontos altos e espero.



Cor 3, mostarda, subindo os cinco pontos altos por cima do azul. Faz e espera.



Repare que agora tenho os cinco pontos de base e subi cinco pontos em cada braço da espiral. Este é o começo e acho que aqui você já compreendeu como se trabalha. Não, o fio não vai enrolar - tenha paciência que sai!



Agora que fizemos 10 pontos, vamos fazer 3 correntinhas e voltar a colocar a agulha no mesmo ponto de baixo, formando 4 cantos. Já temos um quadradinho! a partir daqui, tudo é possível. Até mesmo parar por aqui, adaptar este começo.... você decide.



Seguindo com o mostarda: Dois pontos altos, uma correntinha pulando um ponto na carreira anterior, 3 pontos altos. Aguarda.


O que fazemos a uma cor, fazemos a todas as outras, circulando pelo trabalho. Veja que cada lado tem a SUA cor.


Aqui o azul e o mostarde ganharam o segundo canto. Sempre com 3 correntinhas pra formar o canto senão ele fica enrolado e precisamos de um square bem plano. Trabalhe com os pontos mais soltos, ok? Não aperte! Fiz o canto neles e já segui colocando 3 pontos altos e uma correntinha no meio, como se fosse um quadradinho comum, tudo igual. Só que se trabalha uma cor de cada vez!



Aqui 3 cores já tem 2 cantos e vamos virando!



Vamos seguindo - trabalhe o que fizer a uma cor na outra, cada lado tem a sua cor.



Finalizando: Quando cada cor tiver 3 cantos você pode pensar em fechar o quadradinho, fazendo uma DIMINUIÇÃO no tamanho dos pontos. Veja que temos 4 " buracos " na carreira de base e em cada um deles, em vez de preencher com 4 grupos de pontos altos e seguir espiralando, eu fui diminuindo. # grupos de pontos altos no canto, 3 na próxima, 3 meio pontos altos e 3 pontos baixo. Duas corrntinhas pra chegar no furo final e pronto. Posso cortar a lã. Vai diminuindo, decrescendo o tamanho.



Tente, amplie a foto e teça que vai entender - ele vai caindo, sumindo na espiral. Fica lindo demais! E acabou-se! ESte você pode colocar dentro de pontos tradicionais, subir como desejar ou mesmo deixar neste tamanho!




Naturalmente que você pode seguir espiralando ao infinito e depois ir decrescendo o tamanho quando desejar. Observe em meus outros trabalhos com espirais as várias maneiras como fui diminuindo - no meio do Square, só no fim.... Com 5 furos de base, 4, 6.... No trabalho de quadradinhos que faço par ao irmãs de lã, nossos squares tem sempre por volta de 20 cm de lado. Isso, com o meu ponto e a agulha 4 que uso nesta lã dá uns 8 blocos de 3 correntinhas cada, entende? Então, fica sempre do mesmo tamanho.

Abaixo, uma maneira de continuar o quadradinho ao infinito e acabar no tamanho desejado:
Você pode tecer ao infinito assim - mas lembre que cada lado tem a sua cor, pra não se perder.



Aqui, de propósito deixei as espirais se encontrarem pra dar uma idéia de " se perder" pra vocês.



Conte sempre os furos de base - todos os lados devem estar iguais. Aqui é preciso espiralar bastante com as cores que estão todas do mesmo lado - precisa recuperar os cantos delas todas, cada lado com a sua cor.



Este é o final alternativo: Simplesmente ACABE no final da carreira. Conta como um grupo de pontos, fica deitado e muito diferente. Meu marido não gosta deste final, prefere o acabamento que vai " morrendo", descendo os pontos de tamanho que já mostrei antes. Mas é alternativa, ok?



Repare que cada canto acabou ali mesmo - muito diferente!



Um square espiral inteirinho espiralado com 20 cm de lado e oito grupos de 3 pontos. Prontinho!


Se você gostou deste passo-a-passo, escreva!
Mande sua foto, seu link pra trocar idéias, conte a sua experiência ou a sua maneira de fazer.

Se gostou muito, indique!

26 comentários:

  1. Nossa........ adorei esse square espiral é muito legal...... eu nunca tinha visto.... e seu PAP está ótimo, super bem explicado e simples de entender. Muito obrigada por dividir conosco.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Monica por mais esse carinho.Adorei o Pap.Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mônica...
    Amei seu PAP. E agora vou tentar fazer. Mas só qdo eu melhorar...
    Qdo eu sarar, me aguarde, pq nimguém vai tomar minhas agulhas maravilhosas.
    Beijo
    Adriana/ Araçatuba - SP

    ResponderExcluir
  4. ADOREI! Muito, muito muito obrigada mesmo! Vc nem imagina como estava querendo este PAP, bati a cabeça tentando fazer, mas agora sim...Obrigada amiga!!! Bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Ola, adorei, o papestá muito bem explicado, o resultado é lindissimo
    Alias, seu blog é maravilhoso.
    Parabens

    Beijos

    Miriam Regina

    ResponderExcluir
  6. Amiga, muito obrigada por disponibilizar este pap.
    Eu amei.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  7. ameiiii de paixão já estou pensando num projetinho com esse aspiral.
    mas como toda crocheteira e tricoteira estou com um milhão de trabalhinhos nas agulhas mas assim que eu tiver oportunidade de fazer eu não vou pensar duas vezes vou fazer esse square em aspiral.
    quando vc tiver um tempinho da uma visitadinha no meu blog...montei a poucos dias,ainda to aprendendo....colombara.blogspot.com
    bjos !!!!

    ResponderExcluir
  8. Acabo de ver o teu PAP no blog da Lada, e achei super interessante. Vim cá ver o teu blog.
    Abraços de MF

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito legal seu PAP. A ideia do square espiral dá para se fazer bolsa e almofadas.
    Gostei...muito criativo
    Abçs

    ResponderExcluir
  10. Adorei!
    E estou te indicando no meu blog: http://euearte.blogspot.com
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso o Square
    Parabéns pelos lindos trabalhos e pelo blog
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. muy bello y hola te invito a mis blogs http://tejiendoconmigo.blogspot.com y http://claudiaenlatejedera.blogspot.com tienes un blog muy bello saludos desde mexico :o)

    ResponderExcluir
  13. Uau, bem diferente, nunca tinha visto um desses!
    Com esse PAP tão bem feito dá até vontade de tentar!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Joy,

    Arrasou menina, seu PAP está muito bom. Assim fica fácil. Vou tentar um também.

    Parabéns e obrigada por nos guiar neste quadradinho.

    Beijos

    M<a

    ResponderExcluir
  15. Menina, eu já tinha visto esse quadrado mas achei impossivel de fazer. Seu PAP é fantastico, obrigado e parabens!
    bjs

    Marcia Martha

    ResponderExcluir
  16. Seus trabalhos são lindos e seu gatinho também!
    Adorei este estilo de square!

    ResponderExcluir
  17. OIE!
    adorei esse PAP !!
    vou tentar fazer....
    seu blog é muito bacana!!
    ah amei o nome tb!! adoro animais!"

    ResponderExcluir
  18. Adoreii esse espiral e meioo diferente mais bonitoo...

    ResponderExcluir
  19. Menina, que coisa linda
    Apesar do teu PAP estar bem explicadinho,
    já viu que não é pra mim....rs
    Amei
    Bjão

    ResponderExcluir
  20. Menina! Fiquei maravilhada com esse square! Muito lindo mesmo! Eu adoro crochet e outros tipos de artesanatos, mas acabo não fazendo muita coisa por trabalhar o dia todo :-(
    Mas com certeza vou tirar um tempinho para testar essa técnica.
    Abraço e parabéns!
    Andreia

    ResponderExcluir
  21. Lindo! E muito criativo! Não é tão difícil de fazer quanto parece ^^ Adorei!

    ResponderExcluir
  22. Em 2010 me apaixonei, agora estou tentando, consegui juntar as 4 cores, agora muita calma nessa hora, vou parar e respirar, depois continuo, hehehe....é apaixonante, mas dificil pra caramba
    1

    ResponderExcluir
  23. Muchas gracias por compartir!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá
    EU AMEIIII seu blog só estou triste pq apesar de estar super bem explicado eu não consigo fazer os quadradinhos espirais :(
    Bjinhos e Parabens!

    ResponderExcluir

Gostou? Quer comentar?