Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Manta Escocesa - Event Plaid - PAP







Bom dia!
Vamos chamar, assim, de PAP ( passo-a-passo) mas deveria se chamar ALEGRIA em mostrar como ficou o resultado!

Como se faz?

Não há dificuldade alguma em tecer - se você sabe fazer correntinha e ponto alto, já pode começar a se animar!

Esta manta se resume a fazer uma correntinha beeeemmmm grande, do tamanho desejado para a manta. Aí subir com 4 correntinhas e na quinta correntinha de base, fazer um ponto alto. Pronto, começou a primeira carreira.

Agora você segue assim, a vida inteira: pula uma correntinha na base, um ponto alto. Uma correntinha, um ponto alto, uma correntinha, um ponto alto. Faz esta redinha aí e vai trocando as cores de acordo com o que você já definiu.

Depois.... embora já esta muito bonita e com carinha de manta e possa perfeitamente ficar assim mesmo.... vamos melhorar.

Com agulha de tapeçaria você vai tecer nas COLUNAS formadas nas carreiras ( cima para baixo ) apoiando em uma mesa, bem retinho, passando o fio alternando pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima, um alinhavo.

Deixe lã a mais na parte de baixo e de cima pra formar a franja e siga o padrão de cores - leva tempo e precis ter cuidado pra passar rigorosamente o fio, sem errar o alinhavo ou o plano das cores - mas é das mais lindas que se possa querer fazer. E é única!

Outra coisa:. fica espessa, bem grossinha - excelente para o frio daqui do Sul.

Se você fizer, me conta?

Obrigada por sua visita, vamos ao PAP?




 
Rede de pontos altos e correntinhas finalizada.
 

O padrão desta manta é múltiplo de 5 - cada grupo de cores ficou com 5 carreiras. Esta parte rende muito rápido, vai bem e não precisa contar pontos, só cresce!



Tamanho final da rede pronta.  Usei lã de bebê Eureka, novelo com 100 gramas - maciioo!




Aqui começo o entrelaçamento. Com a rede pronta, coloquei em uma agulha de tapeçaria o fio duplo e vou repetir o motivo já usado na manta, a mesma sucessão de cores da rede de base, na mesma ordem. Isto faz o efeito xadrez. Inicie cada carreira ora por baixo, ora por cima da rede de base. E vá alinhavando. Por baixo, por cima, por baixo, por cima....




Repare que são 5 carreiras lilás, duas rosa, 1 lilás, duas rosa.... igual o começo da minha rede de base. Repare ainda que a cada começo passo UMA CARREIRA POR CIMA E OUTRA POR BAIXO, ALTERNANDO. Fazer isso vai me permitir amarrar as franjas depois.



Essa parte do trabalho exige paciência e calma - aqui, sim, você precisa olhar bem para não trocar o padrão, para seguir exato o que já fez na rede de base - repare que deixei a franja compridinha, sobrando bastante - pra depois poder amarrar com facilidade.



Faça esta parte usando uma mesa e tenha paciência: Esta fase leva HORAS pra ficar pronta e vale cada minuto de seu tempo.



Aqui o trabalho  já vai bem adiantado - lembre de ir por cima e por baixo das carreiras, passando sempre o fio por cima e por baixo a cada nova coluna.  



A franja antes de ser amarrada. 



Pegue o de baixo com o de cima e faça um nó simples. Em toda a volta. Mais horas de prazer! Brincadeira, fiz em menos de duas horas.



O de baixo com o de cima, sempre. POR ISSO tinha de entrelaçar, ok?



Olha que eu já fiz mantas na minha vida - o Cat Crochet é testemunha disto, olhe as postagens aí - mas ESTA manta, apesar de todo o trabalho que dá.... é sensacional. Vale mesmo e fica espessa, maravilhosa!
  


Depois que amarrei um no outro, não fiquei satisfeita ainda. Peguei novamente um de cada lado e refiz o nó, ficou mais equilibrado. E dá-lhe dar nós. Olhe a foto que vai entender.



Sendo a pessoa que eu sou, a cada nó ia dizendo: saúde, felicidade, crescimento feliz, amor.... ia fazendo desejos pra esta criancinha tão esperada. Pedindo que fosse feliz, estudiosa, paciente, próspera, coisas do gênero que só mães podem entender. Uma manta pode ser uma oração, não é mesmo? Há grande poder em dar nós. Mas sobre isso, falamos outro dia!



Prontinha - só falta igualar a franja dela com a tesoura. Muita calma nesta hora!.



Algumas pessoas já me perguntaram se era TEAR e ficaram surpresas em ver que era CROCHET mesmo.



Quem souber MACRAMÊ, o que não é o meu caso ( infelizmente) pode melhorar e muito a questão da franja. Fiquei satisfeita ainda assim.




A manta finalmente pronta - que efeito que ficou! De começo não parece que vai funcionar mas garanto, faça que é das mais interessantes!
  

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Squares Pré-Mudança

De antes da mudança, sim senhoras!
Foi complicada, sofrida, looonga mas saiu. Estamos completando quase dois meses de casa nova.... mas vir pra cá foi mesmo todo um processo.

Enfim, como diz o poeta, não tem mal que nunca acabe e nem bem que tanto dure.... estamos então de casa nova.

Nisso, a ansiedade bateu - e o escape, pra variar, foi tecer.

Rendeu mais de 150 squares este processo todo do parto da mudança, dentre os quais selecionei estes pra postar. Feitos nos meses do pré-mudança, já que eu era uma mulher com um propósito: tecer DOIS por dia, acontecesse o que acontecesse, até a mudança sair. Alguém aí já fez uma coisa assim, bem maluca... e eu fiz mesmo, venci meu propósito. Naturalmente foram todos para o Irmãs, claro.

Devagarinho, volto a fazer tudo o que eu gosto e volto a fazer minhas vontades. Estar aqui, com a correria e tudo o que passei, já é uma vitória - pausas na vida, quem nunca teve uma, que jogue mesmo a primeira pedra.

Enfim.... que bom estar aqui!
Senti tanta saudade de postar, de escrever, de dividir as aventuras !

Obrigada pelo carinho!

























quarta-feira, 13 de abril de 2011

Manta Escocesa - Event Plaid




Uma mantinha escocesa: exatamente!
Meninas, acabei este trabalho ontem. Tenho fotos do passo a passo, tudo explicadinho.

Esta idéia começou com uma pesquisa sobre EVENT PLAID. E o que seria isso!
Event plaid um trabalho feito em combinação com uma data, um evento planejado. Por exemplo, eu nasci  em 22 de maio.Faço um cobertor com 2 mais 2 mais 5 carreiras, trocando as cores. Isso pode ser feito com datas de nascimentos de filhos, casamentos, aniversãrios..... a idéia é linda e dá o motivo do trabalho.

Nisso, descobri que há este tipo de padrão. Simples, você tece simplesmente uma rede de crochet - ponto alto, correntinha, ponto alto, correntinha..... e faz a mantinha assim. Sõ assim ficaria linda! Dái para procurar o padrão escoces e tecer foi um pulo.

Para melhorar, depois de pronta passa a linha e vai COSTURANDO, ALINHAVANDO de acordo com o padrão das listas que se planejou.

Sei que pode parecer confuso mas aumente a foto que vai entender, clique e veja. Depois coloco os passos, bem certinho - esta é a unica foto que etã aqui comigo agora.

Ficou beeem espesso, delicado e único, com certeza. Este vai para a primeira netinha de uma amiga querida.

Minhas inspirações e que vão fazer sonhar a vocês, com certeza!






Tão logo possa, coloco minhas fotos do trabalho em andamento e depois, ele prontinho.
AMEI fazer isso! CLARO que ja tenho outro em andamento - para um menino!

A parte mais trabalhosinha foi mesmo passar o alinhavo - demorei mais de 4 horas, somente neste processo. Valeu cada momento, o efeito é sensacional.

MUITO obrigada por seu carinho, por suas visitas.Como vale saber que este blog, que não tem pretensão nenhuma, mas nenhuma mesmo, pode ter tantas visitas e ser motivo de tanta satisfação!

 Muito obrigada.  





terça-feira, 12 de abril de 2011

Abril 2011 - CHEINHA de novidades!

Bom dia!
Falando muito rapidamente com todos os queridos que, apesar de todo o sumiço, sempre dão uma passadinha por aqui - ah, que saudades do Cat!

O que houve?

Correrias da vida. Só. Todos com saúde e trabalhando muito. Só correria mesmo e pouco tempo pra internet. Até me mudar de casa eu mudei!

O crochezinho segue - e como segue!!!!

Tenho um MONTE de coisas pra postar - e o tempo  pra fazer isso - sumiu, de novo.

Fi z dois cobertorzinhos neste período - e muitos squares!

Otto e Enzo mandam miaus - aguardo suas visitas e os post vão voltar!